ORNITORRINCO

O FIM DA ARTE É LIBERTAR

Basin Argenteuil é o nome de uma pintura do pintor francês Claude Monet. Ela está exposta na Galeria de Arte Nacional da Irlanda. A peça vale cerca de 10 milhões de euros. 
Andrew Shannon, 49 anos, é o homem que numa tarde de 2012 decidiu dar um murro no centro do quadro na frente de todos que estavam ali apreciando a obra e que ficaram atônitos com o que viram. 
Nesta semana o tribunal condenou Andrew à pena de cinco anos de prisão efetiva e proibição de entrar em galerias de arte por 15 meses após libertação. Mesmo tendo dito que não fez por vontade própria, que tinha passado mal e sem forças caiu acertando acidentalmente a mão na tela. No entanto, após terem visto as imagens gravadas pelas câmeras de segurança, o júri chegou à conclusão que suas ações foram intencionais e considerou-o culpado. A polícia de Dublin revistou a sua casa e encontrou cerca de 50 itens roubados, incluindo obras de arte valiosas, livros e antiguidades.

Em 2008 o artista colombiano Ivan Argote pixou dois quadros do Modrian que estavam expostos no Centre Pompidou em Paris. Ele gravou tudo em vídeo, criando assim uma vídeo-performance de doze segundos chamado Retouch. Esse é considerado o seu masterpiece de uma sequência de trabalhos que flertam com rebelião, juventude, questionando o status quo (principalmente do meio artístico). Retouch foi descrita assim em um site especializado: “O trabalho de Argote destaca o estilo característico de Modrian, ao sobrepor com ondas e curvas do spray preto as linhas verticais e horizontais da pintura com as três cores primárias do Modrian. A pintura acabou ganhando até mais notoriedade.”

Veja o vídeo:

Ninguém sabe dizer pra que serve a arte, né? Afirmam por aí que ela é inútil. Pode ser. Talvez tenha que ser para assim ter uma utilidade: a da inutileza. Para mim é certo que cada um deva reagir de uma forma particular a cada obra, e ao meu ver, é isso que faz um trabalho ser superior ao outro. Assim também pensa Fernando Pessoa, “o fim da arte inferior é agradar, o fim da arte média é elevar, o fim da arte superior é libertar.”

Não concluir. Deixar aberto para o outro entrar.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 09/12/2014 por em Gabriel Pardal.
%d blogueiros gostam disto: