ORNITORRINCO

GRAÇA INFINITA – DAVID FOSTER WALLACE EM PORTUGUÊS

A essa altura o livro “Graça Infinita” já está a caminho das mesas e estantes das principais livrarias desse país Brasil. Trata-se da tradução para o português do que se pode chamar de um clássico contemporâneo, o gigantesco romance do David Foster Wallace (1961-2008), “Infinite Jest”, lançado originalmente em 1996 e só agora publicado por aqui pela Cia das Letras com tradução do excelentíssimo Caetano W. Galindo.

O livro? Um labirinto não cronológico de personagens e linhas narrativas que se passam num futuro próximo ambientado na superpotência resultante da unificação de EUA, Canadá e México (!), contando a história dos membros da família Incandenza – Hal, Orin e Mario – conforme tentam dar conta do legado do patriarca James Incandenza, um cientista que se tornou cineasta e cometeu suicídio após ter feito um filme que, pela alta dose de entretenimento (!!), levava seus espectadores à inanição e à morte (!!!). Toda essa história espelha a visão mordaz de Wallace sobre a indústria do entretenimento e da publicidade. Cômico e doloroso, “Infinite Jest” foi o último grande romance do século XX e, como “Ulysses” do James Joyce, teve um impacto profundo no meio literário, alçando Wallace (que viu o livro ser publicado aos 33 anos) ao epíteto de gênio revolucionário e maior escritor norte-americano de sua geração. Tudo isso o colocou sob uma aura mítica após ele ter se suicidado em 2008, em decorrência de uma depressão profunda que ele vinha se tratando ao longo de mais de 20 anos. 
O efeito que sua prosa causa no leitor é irreversível. Ele dizia acreditar na literatura como uma espécie de salvação, com funções éticas, morais e psicológicas, devendo os bons livros ajudar os leitores a sentirem-se menos sozinhos. Com sua obra ele realmente conseguiu comprovar sua tese. Para ler “Graça Infinita” será necessário abraçar a mais profunda solidão. O livro tem 1144 páginas e pesa 1,5kg, então é bom estar preparado. Você pode descobrir um enorme prazer na leitura do livro, mas será necessário que isso resulte do esforço de um maratonista.

David Foster Wallace

Prometi à mim mesmo que não iria escrever muito por aqui, já existem textos suficientes disponíveis na internet, todos acabam falando a mesma coisa, mas, enfim, como sou um de seus fãs (desses casos irreversíveis), não resisti. Se estou numa mesa de bar e alguém fala “David Foster Wallace” eu acabo me intrometendo. Minha intenção aqui é separar alguns links com textos que vão lhe informar melhor sobre o livro, o autor e a sua obra. 
Ah, o livro está por um preço salgado (R$111,90), mas se você correr pode comprar com um super desconto na Folha ou na FNAC. 
[Português]
Posfácio: O Ano da Bandana por Felippe Cordeiro 
Revista Piauí: Eu e você segundo DFW por Caetano W. Galindo
Diário Digital: A Piada Infinita por Mário Ruffino
Livros Abertos: Crítica do livro de ensaios por Camila Von Holdefer
ScreamandYell : A não ficção de DFW por André Alvarez
[Inglês]
The New York Times: The Best Mind of His Generation por A. O. Scott
Revista GQ: Too Much Information por John Jeremiah Sullivan

The New Yorker: The Unfinished por D. T. Max
Believer Mag: Entrevista com DFW
The Millions: Entrevista o tradutor Caetano W. Galindo
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 28/11/2014 por em Gabriel Pardal.
%d blogueiros gostam disto: