ORNITORRINCO

"THE LAST SATURDAY" – CHRIS WARE

Acho que você vai gostar. Desde setembro que o jornal The Guardian vem publicando “The Last Saturday”, novo trabalho do Chris Ware, que como o nome diz, tem a cada sábado um novo episódio.

Para você que não sabe, Chris Ware é o criador do excepcional Jimmy Corrigan – O Menino Mais Esperto do Mundo e de uma porrada de outros projetos envolvendo seus desenhos, o que já lhe rendeu 18 Eisner Awards. Chris tem apenas 46 anos e é um dos mais criativos artistas do gênero em atividade. Sério.

Me lembro bem do final de 2012 quando ele lançou o ambicioso Building Stories. Uma caixa que traz 14 peças, entre elas um livro, um jornal, um folheto e uma tirinha. Não há ordem para a leitura, e até a embalagem conta uma história. Fica à cargo do leitor construir a narrativa conforme vai decidindo o que ler em seguida (em qualquer sequência). Eu disse que me lembro pois mesmo antes de seu lançamento, Building Stories já estava esgotado e eu só um ano depois que consegui comprar quando achei em um sebo de Nova York. O trabalho figura na lista das HQs mais importantes da década.

Building Stories (Chris Ware) – 2012

Chris é um desenhista de traços limpos e cores chapadas (você conhece as lindas capas que ele faz para a revista The New Yorker), um estilo clean que ambienta as narrativas com temas fortes como isolamento social, depressão e tormento. É como um Charlie Brown, só que mais adulto e cheio de neuroses.

Aceitando um convite do The Guardian, ele agora criou essa série que está sendo publicada toda semana. The Last Saturday conta a história de seis pessoas que vivem em Sandy Port, no Michigan. A história vai sendo contada aos pedaços e por enquanto tem dez episódios disponíveis para você ler. O jornal britânico disponibilizou sua equipe de designers e engenheiros de informática para criar uma inovada plataforma de leitura para o site. Eu não perco nenhuma semana.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Leia também

DOIS MIL E QUINHENTOS DESENHOS EM UM LIVRO
– NEVER ALONE – COISAS BOAS ACONTECEM
– AS MELHORES INVENÇÕES DE 2014, SEGUNDO A REVISTA TIME
– HORA DE ESTICAR OS HORIZONTES – MANOEL DE BARROS (1916 – 2014)
– LENDO MEMÓRIAS DO CÁRCERE GRIPADO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 24/11/2014 por em Gabriel Pardal.
%d blogueiros gostam disto: