ORNITORRINCO

O SOM DO COMETA

Que música você está ouvindo? Tá ligado nos novos lançamentos ou explorando a coleção de discos da família? Pois na Agência Espacial Européia (European Space Agency – ESA), a equipe da missão Rosetta está ouvindo ininterruptamente o som do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Recentemente a sonda Philae pousou com sucesso em sua superfície, após uma longa jornada, já que foi lançada no dia 2 de março de 2004, viajaram 6,4 bilhões de quilômetros antes de chegar nas proximidades do cometa no dia 6 de agosto de 2014. E tem gente achando que mora longe.

Simulação do tamanho do Cometa 67P com a cidade de Los Angeles
Essa foi a primeira vez que uma espaçonave fez um pouso bem sucedido em um cometa. Agora a Philae vai começar a juntar informações, análise da composição do solo e imagens em alta resolução da sua superfície. A previsão é que a missão dure até março de 2015, depois disso a temperatura estará muito alta para que a sonda continue a operar.  
O que já sabemos é que o cometa emite esse som meio eletrônico. E tudo parece uma criação do Radiohead (ou da carreira solo do seu vocalista, Thom Yorke). A ESA explicou que a “música” é produzida na forma de oscilações no campo magnético no ambiente do cometa, detectado pelo magnetômetro do experimento a uma distância de cerca de 100 km. Essas oscilações podem ser baixas para a audição humana, então foram aumentadas pelos cientistas em um fator por volta de 10.000. Meio que como o canto dos golfinhos.

Pela conta do Twitter da missão é possível acompanhar as atualizações mais recentes da Philae. Também dá para ver a base de controle da missão trabalhando em tempo real, enquanto que você lê este texto aqui. Aliás, você está aqui?

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 17/11/2014 por em Gabriel Pardal.
%d blogueiros gostam disto: