ORNITORRINCO

O IMPÉRIO DA MATA ATLÂNTICA

Podemos contar a história de um povo, de um reino, de um país. Mas como contar a história de uma floresta? Como a vida daquele bioma pode ser descrita em palavras?

Warren Dean conta a história da Mata Atlântica brasileira no livro A ferro e Fogo – A história da devastação da Mata Atlântica brasileira. Uma história contada como quem vê a ascensão e a queda de um império. O caminho desde os princípios geológicos da mata, passando pelas primeiras intervenções e ocupações por caçadores nômades e populações indígenas, até a chegada dos portugueses, com o gesto tão simbólico de derrubar uma árvore para fazer uma cruz!

O império da Mata Atlântica resiste agonizante durante o século XX e hoje sobrevive em alguns bolsões isolados. O desequilíbrio é um padrão na natureza, um bambolê que gira transformando o que há em volta. Como conseguir viver em simbiose com a natureza, como ser a natureza, como buscar uma ecologia que não seja ecofascista, mas sim uma ecologia social, humana?

São questões que o livro não responde, mas que a história do império da Mata Atlântica brasileira nos conta apaixonadamente. Vale muito a leitura dessa visão da história do Brasil a partir da vida de nossas florestas devastadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 08/11/2014 por em Domingos Guimaraens.
%d blogueiros gostam disto: