ORNITORRINCO

O DIA EM QUE "OS SIMPSONS" DESLIGARAM A TV E NÃO FORAM LER UM LIVRO

Quem nunca ouviu dizer em “manda quem pode, obedece quem tem juízo.”? Em algum tempo distante iríamos buscar poder conquistando títulos junto à igreja, no século XIX, talvez quiséssemos ser cientistas, inventar o avião e ser melhor que Santos Dumont. No fim do século XX a Comunicação que se mantinha por meio de uma campanha ideológica, apresentando-se como um meio de expansão, entendimento, relação, deixa de ser uma agregada, para assumir o poder como ciência na área acadêmica. Todos querem comunicar, expor e não expressar. 

 
Na sociedade pós-moderna o efeito da velocidade afeta a comunicação. É importante frisar que ela não informa, mas sim cria um juízo. Somos ajuizados por um bombardeio de meios e interesses públicos que nos mantém prisioneiros da exposição midiática. 
Poderíamos falar da Rede Globo como manipuladora de opinião, mas pra mim esse assunto já é tão século XIX, que decidi dar destaque às redes sociais, afinal, “Os Simpsons” desligaram a tevê, mas continuaram sentados no sofá com seus notebooks, tablets e iphones. Os comerciais televisivos agora estão na sua página do Facebook, nos anúncios do Google, que somados faturam, aproximadamente, US$ 60 bilhões ao ano com Ads. 
O Facebook Ads baseia suas buscas em perfis e interesses locais, assim a sua timeline fica repleta de anúncios. O rastreamento foi efetuado com sucesso e agora está ali, pronto para te seduzir, enquanto você vê as publicações sobre o posicionamento político do seu amigo, que não tem ideia do que está acontecendo no Congresso. 
Falando em Congresso, lembremos que as eleições estão chegando, como será que o social media dos candidatos vai filtrar os eleitores? Os seus interesses nas redes sociais irão atrair quais candidatos? Fique de olho nos anúncios, o Facebook pode conhecer o candidato ideal para o que você precisa.
Aline Vaz é professora e escritora.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 04/08/2014 por em Aline Vaz.
%d blogueiros gostam disto: