ORNITORRINCO

O GRANDE CAIXÃO MUSICAL

Tenho percebido no alvoroço musical de sempre que as movimentações estão apontando para um só lugar. E antes de tudo gostaria de ressaltar o quão frustrante é ouvir “E qual artista renomado vai participar do seu show?”. Todas essas perguntas imbecis me levam a perceber que o meio musical esse ano tem em sua maioria projetos que reverenciam algum artista renomado das antigas. Me incluo nesse fluxo.

Mas qual a necessidade desesperada que os novos artistas têm em se respaldar em obras anteriores que “já deram certo” e qual o interesse das gravadoras nesse tipo de “garantia de público”? Quer dizer então que, agora, não precisamos criar nada, apenas entender e reproduzir o passado? Por mais que eu tente o tempo todo reler e renovar a obra de Caymmi eu ainda me perco na grandiosidade da simplicidade de suas canções. Isso é inevitável.

Nem todos os artistas são autores mas podem interpretar novas canções e fazer com que a música volte a circular e respirar. Agora estamos todos vivendo em cima de um grande caixão, celebrando um eterno rito funerário de lamúrias e suspiros sobre “aquele tempo que era bom”. Socorro.

A babaquice número dois: colocar sempre um artistão no show do artista novo para “bombar” a casa. Então está bem, você só pode criar público tendo que encarar o público dos outros? Isso até pode ajudar a encher a casa mas DUVIDO que ajude o artista em sua trajetória. Ser apadrinhado por um artista de grande porte é muito bom e importante, mas esse hábito que a assessoria de imprensa tem de te obrigar a ter esse tipo de convidado é uma desgraça e uma descrença.

Eu não posso criar público? Tenho que respeitar mais o passado? Que prisão é essa? Assim fica mesmo difícil um compositor confiar em suas canções e um intérprete escolher novos talentos para lançar. O ciclo vicioso das panelinhas, dos convidados especiais, da assessoria de imprensa, entendiam qualquer um. Aí você se pergunta “Então como eu vou fazer sucesso?”. Não sei, se vira, já tentou?

Alice Caymmi é cantora e compositora.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 08/04/2014 por em Alice Caymmi, Featured.
