ORNITORRINCO

O QUE VOCÊ FAZ

Letras.

Quando se entra na faculdade se imagina um mundo perfeito onde todos os traumas e matérias chatas não existem e você vai estudar apenas o que gosta. Ilusão. Não há faculdade ideal. O mundo que entrei não é só feito de poesia, literatura e prazer. É feito de grego, latim e linguística. Muito se ama. Muito se odeia. Muito é indiferente.

Decidi fazer Letras por gostar de ler e escrever. O sonho era: viver da escrita. Me deparei com a parte científica da coisa: artigos, ensaios, resenhas aos montes. Pouca escrita criativa. Meus cadernos secaram e não pude escrever nenhuma tentativa de poema, conto, romance. Agora vejo essa seca como prenúncio de chuva. Prestes a me formar, me sinto livre para criar. O sonho não mudou, ganhou uma realidade.

E agora?

O que fazer com todos os textos acadêmicos escritos? Colar o final de cada página ao início da outra e formar uma espécie de rolo como o de papel higiênico? Não quero utilizar as páginas para higiene pessoal. Quero saber pra onde os textos vão me levar.

Onde os caracteres sem espaço, caracteres com espaço, palavras, linhas, parágrafos e páginas me conduzem? Pelo menos até à faculdade? Só de ida? Dezesseis quilômetros? Não sei. E se adicionar a essa conta os textos e livros lidos? Talvez.

E se usar outra estratégia? Colar cada lauda nas paredes como papel de parede. O que será que preencho? Pelo menos meu quarto? O quarto e a sala? O quarto, a sala, o banheiro? O quarto a sala o banheiro a cozinha a casa toda? Não sei.

E o que eu faço com todo o tempo ganhado/perdido assistindo às aulas? O sistema diz que cumpri até o exato momento duas mil trezentos e cinquenta e cinco horas. Ufa. Quantas horas estive mesmo presente? Quantas dormi? Não sei.

Ainda faltam noventa horas para zerar o meu relógio acadêmico. O zero significa que aprendi tudo? Ou não aprendi nada? Não sei. Percorri um círculo e voltei ao ponto de início. Sei que é hora de desaprender.

Rafaela Cardeal é estudante de Letras.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 10/09/2013 por em Rafaela Cardeal.
