ORNITORRINCO

DESIGUAL

Eu tenho mania de simetria. Estalo os dedos de uma mão, estalo da outra. Traço uma linha sobre a pálpebra com lápis preto, capricho na outra na mesma medida. Os pedaços de legumes, cubos ou tiras, da mesma largura e comprimento. Uma unha mais comprida como usam os violonistas? Arrepio de nervoso só de olhar.

Um dia descobri que uma das minhas sobrancelhas era mais alta que a outra. Pirei um pouco. Quer dizer que eu sou assim? E a curva da cintura, muito mais acentuada de um dos lados? O peito maior que o outro? O pé esquerdo apertando em sapatos confortáveis no direito? Sofri.

Quando fiz minha tatuagem, o tatuador, com calma e sem susto, disse que tinha borrado um pouquinho. Eu achava que ele devia deixar como estava? Ou engrossar um bocadinho de nada a linha de um dos lados? Quase morri. Me vi debatendo a eternidade daquele segundo em que a mão escorregou, ele calmo e eu ali entregue, eu ali nervosa, discordando do conceito do conserto, desejando a perfeição antes do erro.

Seis anos depois e nem sei o que decidimos. Não sei. Sei que tem uma falha impressa à tinta na minha pele e achei que a vida mandou bem. Deu um chega pra lá nessa minha neurose do tudo igual. Aprendi a amar esse erro, e acho que aprendi assim a amar as diferenças. As minhas.

Tudo isso porque acabo de cortar o cabelo depois de anos de apego. E talvez pela primeira vez escolhi a assimetria. Lado esquerdo mais longo que o direito um bom bocado. Olhei agora uma foto e pensei: putz, tá errado! E se eu tento prender os fios metade cai solta na hora. E o cabelo esbarra na saboneteira só de um lado, e em noites frias o arrepio é maior do outro. Aceitar o torto. Escolher o torto. Deve bem servir pra isso ter um corpo.

Maria Rezende é poeta, montadora de cinema e colunista do ORNITORRINCO.
Facebook

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 22/08/2013 por em Maria Rezende.
