ORNITORRINCO

LETUCE PRÉ-PORTUGAL



Viajo hoje para Portugal pela primeira vez na vida. Viajo a trabalho, viajo porque preciso, viajo porque minha lua está na casa do exterior, viajo porque calhei de fazer músicas, viajo porque pessoas querem ouvir essas músicas. Na véspera de viagens fico nervosa, visualizo o avião caindo, eu morrendo sem ter tido filho, meus pais triiiiiiistes, é muita ansiedade. Resolvo com vinho, literatura, chocolate. Sei muito sobre Portugal. Sei quase nada sobre Portugal. O som do “s” que ficou somente para nós, cariocas, me anima, mas me dá medo se for colocado em prática com muita rapidez, vou me perder. Mas dizem que são simpáticos e gostam muito da gente, estou esperançosa.


Da outra vez que fui à Europa, fui somente com Lucas. Nossa banda, Letuce, ainda não tinha nem lançado disco. Piramos em Londres, em Paris e fizemos um bocado de canções e tocamos na rua e em lugares onde vendiam caipirinhas e gringas comemoravam o fim da vida de solteira. Foi uma viagem especial, sobrinho, amor no talo, conquista humana em ver símbolos tão antigos de perto. Aquela coisa. Vale. Ainda vale. 

Agora não viajamos mais sozinhos. A banda inteira vai. Vamos ficar os 5 mais a produtora na mesma casa. Prevejo criações. Quero criações. Vamos passear, trabalhar, conhecer becos e museus e se perder, mas quero criar. Com esses quatro rapazes. Tão talentosos. Que sorte tê-los ao meu lado: Lucas, por tudo de mais sagrado que houve na nossa trajetória, uma grande sorte, uma grande centelha, minha metade E.T. Não estamos mais casados, nem somos mais namorados, mas somos uma dupla de extra-terrestres, apesar de sermos terra, somos extra-terrestres, Caslu. Vamos nessa. Arthur, que adentrou a banda porque eu quis, porque eu sabia do talento, do potencial, da loucura, da iconoclastia, da possibilidade de delírio que Arthur traz para tudo que o rodeia. E os meninos piraram com Arthur, e eu que não sou dada a ciúme, só pude ficar feliz com a compreensão da chegada do infalível e derretível Bruce Lee. E ainda passaremos o aniversário dele lá, numa lua cheia. Uau. Fabinho, nosso baixista. O Fabinho é um mistério, todos os baixistas são, não é? Mas o Fabinho é além de baixista, é músico completo, melodia, partitura, letra, coração. É leão, dos bons, agrega. Coração puro. Equilibra que é uma beleza. E olha que é fogo. Sempre, sempre vê o meio do caminho. Estabiliza. A gente só pode agradecer, sempre. E tem o Thomas. O Thomas é um amigo meu de outra vida. É talentoso que só. De vez em quando mostra que é bom baterista do meu lado, dentro do carro, aí eu preciso pedir para parar. Mas o Thomas não para, e isso pode ser bom, isso pode ser muito bom. O fato dele não parar me traz muita iniciativa. O Thomas é jovem e é velho. Sabe contar histórias. Da África ou de Petrópolis, da família dele ou do que ele ouviu, ele sabe compartilhar. 

E eu sou uma moçoila. Fiz 31 esse ano e quando era nova não pensava que com essa idade eu teria uma banda e iria para Portugal fazer shows. Então, que surpresa agradável, que amor e sobretudo, que coragem da crença no talento. Uma vez eu li uma frase que me perturba até hoje: “Todo mundo tem talento e o que é raro é a coragem de seguir o talento para o lugar onde ele nos leva”. Eu, que já paralisei em lama movediça, agora sou moça corajosa, não bato no peito mais forte e grito que sou o Ilê não, mas sei do meu suor e da minha cabeça biruta e boa. Saem coisas daqui que misturadas com os meninos são bem curiosas. Cada vez mais gente gosta da gente. Dessa vez o talento está nos levando para Portugal. Parece pouco, parece bobagem, falam sobre a crise na Europa, falam sobre o valor do Euro, falam muita coisa nessa hora.

Mas Arthur, Fabinho, Lucas, Thomas, meus amigos, meus amores, a gente vai se divertir pra dedéu. E fazer música, e tocar música. E isso, pra mim, ainda é extremamente nobre. Que amor mergulhar.



Letícia Novaes é cantora, compositora e colunista do ORNITORRINCO.

Um comentário em “LETUCE PRÉ-PORTUGAL

  1. Unknown
    14/06/2013

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 13/06/2013 por em Letícia Novaes.
