ORNITORRINCO

REFORMA NO ZOOLÓGICO



As coisas boas mudam. As boas coisas são realmente boas se mudarem. Tem um trecho no livro Bonsai, do Alejandro Zambra, onde a personagem principal feminina, Emilia, que está apaixonada por Julio, escuta sua melhor amiga aconselha-la a tomar cuidado no novo relacionamento porque ela costuma mudar toda vez que começa um namoro. Então Emilia retruca perguntando de que adianta namorar, se apaixonar, se envolver, se relacionar, se não for para mudar. 


Este é o novo ORNITORRINCO. A primeira versão deste projeto de textos teve início no dia primeiro de abril de dois mil e onze, no formato de edições quinzenais onde os colunistas tinham que escrever  sobre o mesmo tema de forma livre e pessoal. Os textos eram enviados por e-mail para um grupo de assinantes que recebiam aos domingos um documento de mais ou menos quatorze páginas de puro texto. Funcionamos assim durante um pouco mais que dois anos. Essa primeira versão encerrou seu ciclo no dia quatorze de abril de dois mil e treze na sua quinquagésima edição. Sentimos que o formato tinha alcançado seu propósito e eu, particularmente, como editor, queria propor um novo jogo pois sentia que o antigo tinha se esgotado.  


Agora a onda é outra. Mudamos de zoológico. O ORNITORRINCO tem como objetivo publicar textos que exponham opiniões, reflexões, comentários sobre o micro ou o macro, tentando assim, quem sabe, desenhar um painel do que é estar vivo nestes anos dois mil. Isto que pisca em sua retina é a segunda versão, um site onde também iremos agregar imagem, vídeo e música. A periodicidade não é mais quinzenal. Agora publicaremos conteúdo com mais frequência, não precisando marcar nenhum tipo de regra para quando. Ficou mais fácil comentar os textos, bastando preencher o campo Comentário. O leitor também pode compartilhar as colunas nas redes sociais com apenas um clique. Também fica mais fácil para colaborar, se você escreve e quer fazer parte do projeto, basta clicar ali do lado em Colabore, ler a instrução e enviar o seu texto. Lembrando que aqui no ORNITORRINCO nosso interesse é saber a sua opinião, a sua visão pessoal sobre qualquer assunto. Desde a reforma agrária até o pastel de feira do seu bairro. Nenhum assunto é desimportante.


A Rádio ORNITORRINCO está aqui do lado, com as duas mixtapes que fizemos (músicas para o inverno e para o carnaval), e com as edições do nosso podcast. Pretendemos gravar mais podcasts comentando sobre os assuntos escritos na semana e qualquer outro papo que cerca nossos interesses. Assim também postaremos fotos e notícias sobre o República ORNITORRINCO


Decidimos reformular o bicho para que os leitores e os autores tenham mais possibilidades de se conectarem e fortalecerem o diálogo. Estamos aqui livres para visitas gratuitas. O mais importante continua o mesmo, que você leia, compartilhe e colabore com este espaço destinado à livre expressão, aos métodos novos, à experimentação, experiência, estudos contemporâneos, postura crítica, pensamentos avante. Todos os objetivos são loucos.



Gabriel Pardal é editor do ORNITORRINCO.
Twitter / Facebook / Instagram

Anúncios

Um comentário em “REFORMA NO ZOOLÓGICO

  1. Domingos Guimaraens
    04/05/2013

    Sinto que saímos do zoológico para entrar na vida selvagem! Welcome to the jungle! We got fun and games!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 03/05/2013 por em Gabriel Pardal.
%d blogueiros gostam disto: